Avaliações sobre Capela Nossa Senhora dos Aflitos. (Igreja) em São Paulo (São Paulo).
Capela Nossa Senhora dos Aflitos
Rua dos Aflitos, 70 - Traves. Rua dos Estudantes - alt. nº 52 - Liberdade, São Paulo - SP, 01505-030, Brasil
Descrição
Informações sobre Capela Nossa Senhora dos Aflitos, Igreja em São Paulo (São Paulo)
Aqui você encontra a localização, horário de funcionamento, horário mais movimentado, contato, fotos e avaliações de clientes reais.
Este lugar possui uma boa avaliação, isso significa que eles tratam bem os seus clientes e oferecem um ótimo serviço, 100%! recomendado!
Mapa
Avaliações de Capela Nossa Senhora dos Aflitos
e. l.
Uma surpresa na correria da multidão, ao final da rua, uma capelinha onde havia um antigo cemitério. AS lojinhas orientais hoje ocupam o lugar onde, há algum tempo, ali ao lado, na praça da liberdade, pessoas negras e escravizadas eram torturadas. A igrejinha nos faz lembrar de um passado terrível que marcou o lugar. assim como a igreja do enforcados, logo acima.
E. I.
Igrejinha escondida e famosa por ser um dos lugares mais assombrados de São Paulo, justamente por também estar no local que antes era um grande cemitério. Sua fama vem das aparições do cabo Chaguinhas, condenado a forca mas salvo milagrosamente quando a corda estourou no dia de sua execução. Não apenas uma vez, mas duas. Mesmo com a população exigindo sua salvação, foi morto na terceira vez. Tirando a parte assombrada, é uma pequena Capela histórica, datada de 1775, que precisa urgentemente de restauros. A entrada é gratuita.
S. S.
Escondidinha num beco, a capela conserva aquele ar de igrejinha de interior, com imagens, altares, arquitetura clássicos e tradiconais. Vale a pena conhecer e, para quem professa a fé católica, fazer uma oração, agradecer ou deixar o bilhetinho com seu pedido na porta.
s. l.
Vou la acender velas e o.padre é simples e maravilho a missa ..pena que fecha cedo
a.
a visita é propõe uma experiência ímpar.
perceber a cidade "comprimindo" a edificação da igreja revela o quanto é um político o descaso com a memória, assim como, história de corpos negros na cidade de são paulo.
vale a visita, justamente, por dar luz a esse apagamento da memória afro-paulista, visto que, no entorno da capela, houve um cemitério onde, muitos corpos de escravizado(a)s enforcados foram enterrados.
hoje, sobre esse cemitério, temos um bairro embranquecido por meio da imigração japonesa, onde, o próprio bairro foi ressignificado, sendo conhecido “popularmente” por bairro japonês de são paulo.
liberdade, na práxis urbana, é um apenas um adjetivo invisibilizado.
por isso, a existência da capela é um modo de resistência política, cultura à memória da cultura e identidade afro na capital de sp - especialmente, por meio da memória de francisco chagas, mais conhecido por chaguinha.
M. J.
Adorei o local!
L. T.
Fomos no feriado de aniversário de São Paulo com um grupo de caminhada e chegamos por volta das 14h30 mas estava fechada. Então só vimos por fora.
G. H. P. d. C.
Meio tenebroso
R. S.
Capela N Sra dos Aflitos, tbm conhecida como Capela dos Aflitos, localizada à Rua dos Aflitos, 70 - Liberdade. Inaugurada em 1775, em estilo Neocolonial. Período em q era costume q o sepultamento ocorresse no interior das igrejas, este cemitério a céu aberto era reservado apenas p/sepultamento de indigentes, escravos q ñ pertenciam à Irmandade do Rosário e p/os condenados à forca. No centro do cemitério ergueu-se a Capela dos Aflitos, q continua no mesmo lugar e ainda hoje é o centro de romaria popular. Em 1858, c/a abertura do Cemitério da Consolação e c/a então proibição tanto dos sepultamentos na Capela dos Aflitos qto o sepultamento no interior das igrejas, os despojos foram retirados e a área loteada. Hoje a capela continua preservada.
L. A. L.
Um local fascinante, um março importante na história brasileira
D. F.
Vai ao bairro da liberdade ? se deseja conhecer um pouco da história de são paulo não pode deixar de passar por aqui e conhecer esta pequena Igreja escondida no final de uma rua ali numa travessa da rua dos estudantes.
R. P.
Um ponto turístico cheio de mistério!
Uma capela do tamanho de um quarto, foi o que sobrou de um antigo cemitério.
M. A. B.
Ótimo local de orações pelos falecidos e para quem está aflito por alguma circunstância da vida.
M. S.
A capela tem muita história desde do tempo do Brasil colônia,mas acho que o governo de são Paulo deveria fazer uma grande restauração nela por se tratar de um local com mais de 200 anos arquitetura e claro ter indicação para colocar nas ruas este local que passa percebido para muitos quem vê mal sabem que trata de um dos locais mais antigos da cidade de São Paulo ainda de pé
L. B. C.
Experiência de fé e gratidão.Viva Chaguinha.
M. O. L.
A Capela mais antiga de São Paulo, um remanescente da época colonial. Neste lugar, existiu o único cemitério da cidade e somente para os excluídos (índios, escravos,etc). A elite era sepultada nas igrejas. O lugar recebe muitos turistas, atraídos também, pela história do soldado Chaguinhas. Acontecem missas durante a semana. Há vendas de velas, imagens e santinhos.
W. L. A.
É pra conhecer parte da história de São Paulo.
A. S. M.
Esse lugar deveria ser mais reverenciado pela história que tem...
R. S.
Conheci recentemente, lugar de muita paz, e nesse mesmo dia fiz um pedido, e foi alcançado, graças a Deus, Nossa Senhora dos Aflitos e ao Chaguinha que me concedeu a benção que tanto pedi. 🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏 eterna gratidão!!!!
L. P.
igreja escondida em um dos bairros japoneses em SP.
A. d. S. f. (. M.
Maravilhoso e importante conhecer a capela dos Aflitos.
Sua história datada dos anos de 1775 e cemitério do século 18 e 19.
É simplesmente deslumbrante entrar no conhecimento, onde a história nos facina e ter o prazer de estar aqui presente e na frente da memória viva no meio da selva de pedra, ou seja a Grande São Paulo.
Em 04/12/2019 as 14:03 quarta feira
Adenir dos Santos Fabiano
Popular Nofrinho Motorista
N. F.
É a Capela a qual tds são muito bem recebidos. Padre Enes excelente celebrador
R. P.
Um lugar com tanta história e uma arquitetura colonial merecia um tratamento melhor dos poderes públicos, mas até a história dos excluídos tem sido apagada deste país.
L. B.
Cenario.histórico, lugar abençoado.
Atendimento ótimo.
S. F.
Precisa ser restaurada, tem muita história.
C. F.
É bem escondida mas faz parte da história do bairro da liberdade.
E. N.
Muito triste ver a história se deteriorar mediante a falta de conservação dessa capela que foi cenário de uma fase grandiosa. Relegamos o espaço ao povo nipônico, a capelinha ficou esmagada entre prédios e está pedindo socorro precisando de uma reforma urgente. Segue meu pedido, vamos nos juntar e exigir do poder público que tomem as providências necessárias para que esta capela continue de pé, altiva e de portas abertas para nos receber. É um local sagrado com muita energia.
n.
Uma decepção...
Um lugar tão importante na história de São Paulo esquecido...
A igreja católica é a principal responsável por isso
A. C.
Uma amiga me apresentou a Capela!! Lugar de muita Paz e Tranquilidade !! Já alcancei muitas graças ! 🙏🏻😍 Gratidão à Nossa Senhora dos Aflitos e ao Chaguinhas 💎🙏🏻
C. A. R. D.
O local em si já é uma aula de história de São Paulo.
S. R.
Acredito que por ter sido um cemitério onde foram enterradas várias pessoas sofridas, as energias não devem ser das melhores, mas é um lugar místico e interessante conhecer.
L. K.
Essa igreja tem muitos mistérios...
Muitos devotos e muita fé!!! Um dos pontos turísticos do bairro da liberdade que deve ser visitado 🙏🙏🙏
M. L. S. M.
Linda capela construída meados de 1700, devendo ter hoje algo em torno de 240 anos. Dizem que estão querendo demolir, seria uma crueldade, tanto pelo ponto de vista religioso quanto pelo valor histórico!
K. R.
Um importante marco histórico, a antiga capela foi construída em 1779 dentro do então Cemitério dos Aflitos, fundado em 1775 para o sepultamento de indigentes, escravos e condenados à forca. Ao final do século XIX, o cemitério foi fechado, os despojos retirados e a área loteada a preços baixos, devido à história do local, o que atraiu os vindouros imigrantes japoneses que se estabeleceram por lá, dando origem ao tradicional bairro da Liberdade.
L. F.
Lugar muito aconchegante ótimo espaço para refletir e orar . detalhes ricos em história! A senhora da loja de velas Muito atenciosa e bem organizado!
E. R.
Apesar de estar mal conservada, gosto muito de ir la
D. T.
A Capela dos Aflitos é um dos lugares mais misteriosos da cidade de São Paulo. E alguns afirmam ser mal-assombrada. Em 1775 foi inaugurado o primeiro cemitério da cidade de São Paulo, o Cemitério dos Aflitos. Lá eram enterrados indigentes, escravos, pobres e os que eram condenados à forca. Cinco anos depois foi construída a Capela dos Aflitos. Em 1858 o cemitério foi desativado após a inauguração do primeiro cemitério público da cidade: O Cemitério da Consolação.
Um dos casos mais notórios foi o do soldado Francisco José das Chagas, o Chaguinha. Ele fazia parte do destacamento do primeiro Batalhão de Caçadores em Santos, e foi condenado à forca devido a uma revolta no batalhão pelo atraso dos soldos na manhã de 20 de Setembro de 1821. Porém, foram duas tentativas de enforcá-lo que fracassaram, porque a corda misteriosamente arrebentava... e enquanto isso as pessoas gritavam "LIBERDADE!", alguns alegavam ser um milagre divino e pediram para soltar o pobre soldado que possivelmente seria um homem abençoado, mas nada disso o salvou, até que o estrangularam com uma corda de couro. Devido a seu sofrimento, surgiu uma grande devoção a Chaguinha, que comoveu a sociedade da época. Muitos acreditam que a prova da inocência de que pretendem até hoje envolver Chaguinha, estava ali, apenas na teimosia da corda, em se negar ao enforcamento. Ainda hoje, muitos acreditam que Chaguinha ainda perambula pelo bairro da Liberdade, inconformado com o seu fim e com o de muitos outros em situações tão desesperadoras quanto a sua. Alguns acreditam que a região é assombrada, devido à presença do cemitério e da crença que ainda existam corpos de pessoas enterradas sob a Capela. Muitos consideram Chaguinha um santo não reconhecido pela igreja, atribuindo a ele muitos milagres. A capela virou ponto de peregrinação de devotos desse santo popular. Francisco José de Chagas teria passado na capela a noite anterior ao enforcamento. Mesmo sem nenhum milagre reconhecido pelo Vaticano, e sem nenhum processo aberto para que isso aconteça, a devoção dos fiéis a Chaguinhas fez com que a capela sobrevivesse à extinção do cemitério e ao posterior loteamento do terreno.
A. T.
Uma preciosidade histórica no coração do bairro da Liberdade - SP. Foi inaugurada em 1775, no beco dos Aflitos, onde era o cemitério da Irmandade do Rosário, onde também eram sepultados os escravos, indigentes e condenados a forca.
D. A.
Um antigo cemitério perdido no centro da liberdade. Ruínas de uma capela onde ainda se preserva um belo sino. Total abandono.
W. A.
Capela dos Aflitos onde algumas pessoas visitam o lugar até hoje para fazer pedidos ao soldado e pagar promessas, o povo assim entendeu, se venera o Chaguinhas, na convicção da sua inocência. A lenda diz que, ao ver o corpo desabar da forca, a multidão reunida gritou “Liberdade!” e aí surgiu o nome do bairro. Lugar místico que merece uma visita.
S. G.
Uma igreja histórica,construída sobre o primeiro cemitério de São Paulo,em 2019 completou 240 anos ,é pequena e acolhedora vale muito a pena conhecer e mergulhar na história da cidade.
d. G. c.
A capela e linda chega a emocionar ,só me pergunto,porque ela não e restaurada o cupim está acabando com as estruturas,tudo muito largado,por favor cuidem do nosso cantinho de orações!
F. B.
Simples e linda! Lugar mágico! Uma vibração muito boa! Um pedacinho do passado de São Paulo! Excelente para quem quer um momento de tranquilidade e meditação em meio ao caos de SP
P. C. R.
Pequena Capela com uma história interessante. Escondida em um beco com um lindo contraste entre a Igreja Colonial e as luminárias japonesas.
Dizem para bater três vezes na porta e fazer um pedido. Eu fiz o meu pedido! 😃
M. C. C.
Memória negra do bairro da Liberdade. Patrimônio belo e raro de uma cidade que tenta apagar suas raizes.
A. F.
A capelinha é maravilhosa. Pequena, bem antiga e, por isso mesmo, muito charmosa. Também senti uma energia boa ali. Mas precisa ser melhor cuidada.
D. V.
Lugar de fé e resiliência
R. N.
Local histórico. Vale a visita.
U. M.
Uma capela construída em 1774/75 e que em 1779 se tornou uma igreja. Sempre voltada para os desamparados, fica escondida no final do Beco dos Aflitos. Vale uma visita. É pequena mas bem ornamentada por dentro.
R. R.
Estava fechada no site não fala que não abre de domingo que pena...mais voltarei
P. A.
Um espaço esquecido de São Paulo que merece reconhecimento, converse e peça informações sobre a história desta capela, irá se surpreender, um dos lugares mais misteriosos e fortes veja a porta do santo, arrepiante...
M. G.
Eu amei !!
E. A.
Sou devota a 48 anos, local de muita paz e oração, mas precisa de restauro urgente. Ponto histórico e de memória de nossos ancestrais negros e indígenas.
A. C.
Consegui uma enorme graça através de Chaguinha. Nesta igreja fica a devoção popular de bater na porta e fazer um pedido ao Chaguinha. Tenho muito a agradecer a ele, às Almas, Nossa Senhora dos Aflitos.
T. A.
A capela é um lugar com muita tranquilidade, paz. Se quiser um lugar tranquilo pra rezar, meditar, o melhor dia é na sexta-feira. Pequeno, mas com muita força.
J. C. H.
O lugar é bem pequeno. Cheio de história e funcionários super simpáticos e gentis.
V. D. R.
Sagrado de luz e paz!
T. C.
Igreja histórica. Remonta a época da abolição.
M. T.
Lugar tranquilo para a busca de algo.
D. L. (.
Tudo de bom essa igreja, me sinto muito bem quando estou la.
O Padre é excelente.
M. E. R. D. F.
Maravilhosa, e minhas oraçoes atendidas sempre, muita Paz.Amém🙌🙌🙌
V. L.
Pequena capela de grande importância histórica, merece ser mais valorizada.
V. S.
Lindo histórico e cultural
A. G.
Lugar de muita paz. A recepção, seus atendentes muito educados e prestativos. Um bom lugar para meditar, orar e buscar paz interior.
A. M.
Lugar lindo e cheio de histórias.
I. M. F.
Local que te transporta no tempo.Lugar de FÉ.
c. r.
pela simplicidade, e para quem tem fé no chaguinha e nosso Senhor Jesus Cristo
m. l.
A igreja assombrada??? Onde foi o primeiro cemiterio de sp
S. G. M. B.
Vale a visita, conhecer a história e ver os detalhes da arquitetura.
S. T.
Gostei muito
R. V. M.
história jogada fora...esta mal conservada
C. L.
Um dos locais da cidade com fama de mal assombrado, vale a pena a visita
A. B.
Ancestral...
l.
um lugar que nos faz se sentir no seculo 18, nos tras muita paz de espirito
J. D. S. L.
Lugar maravilhoso
F. L.
Assombrosa e bela, rua e capela.
C. S.
Preciosidade histórica no centro de São Paulo.
C. T.
Lugar Divino
T. T.
É simplesmente lindo e de uma paz sem tamanho
F. F.
Lugar santo
J. G.
Simplesmente fantástica, muito história em um espaço tão singelo.
C. L.
Muita fé ❤️
A. T.
Antigo e místico
P. R.
Lugar sensacional.
C. M.
Muito bom. Encontrei tudo que precisava
Y.
Um pedacinho do céu aqui na terra
s. c.
Me traz a paz que eu preciso
A. B.
Maravilhoso lugar de fé e comunhão com o sagrado
b. j.
Belo lugar
E. R.
Ótimo!!!
A. T.
Uma jóia histórica escondida no bairro da Liberdade - SP.
V. T.
Alcançou as graça de Deus do chaguinha
L. N.
Parte da história dos meus antepassados.
A. P.
Um bom lugar para refletir.
P. A. M.
Maravilhosa
V. A.
ACOLHIMENTO,CONSOLO E ESPERANÇA
M. H. M.
Encontro paz, harmonia ,Deus
A. R.
Histórica!