Avaliações sobre Capela Dourada. (Igreja) em Recife (Pernambuco).
Capela Dourada
Altura da rua Siqueira Campos, R. do Imperador Pedro II, S/N - Santo Antônio, Recife - PE, 50010-240, Brasil
Descrição
Informações sobre Capela Dourada, Igreja em Recife (Pernambuco)
Aqui você encontra a localização, horário de funcionamento, horário mais movimentado, contato, fotos e avaliações de clientes reais.
Este lugar possui uma boa avaliação, isso significa que eles tratam bem os seus clientes e oferecem um ótimo serviço, 100%! recomendado!
Mapa
Horário de funcionamento de Capela Dourada
Domingo
Fechado
Segunda-feira
08:00–11:30, 14:00–17:00
Terça-feira
08:00–11:30, 14:00–17:00
Quarta-feira
08:00–11:30, 14:00–17:00
Quinta-feira
08:00–11:30, 14:00–17:00
Sexta-feira
08:00–11:30
Avaliações de Capela Dourada
b.
Com construção iniciada em 1696, a Capela Dourada foi o primeiro templo brasileiro a ser integralmente coberto de decoração barroca.[1]
Histórico e características
A construção da capela foi fruto de uma iniciativa dos Irmãos da Venerável Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, criada em Recife no século XVI. Sendo abastados muitos de seus membros, decidiram erguer uma capela para os noviços da Ordem. A pedra fundamental foi lançada em 13 de maio de 1696 pelo Capitão General Caetano de Melo Castro, sendo mestre-construtor o Capitão Antônio Fernandes de Matos. A capela foi aberta ao público em 15 de setembro de 1697, com missa presidida pelo Comissário Visitador Frei Jerônimo da Ressurreição, embora ainda não estivesse inteiramente terminada, permanecendo em obras até 1724.
Nascendo em uma época de grande prosperidade na região, ao longo do tempo a capela recebeu melhorias e rica decoração barroca, e sua condição atual data basicamente dos séculos XVII e XVIII. Seu nome deriva da grande quantidade de ouro empregada na cobertura da exuberante talha de madeira que forra praticamente todos os espaços das paredes, altares e teto.
A sua construção e decoração contou com a participação de diversos artistas de importância na região. O teto com os arcos externo, do cruzeiro e da capela-mor, bem como mobiliário auxiliar, são obra de Luís Machado, do século XVII. O teto é dividido em caixotões para painéis pintados a óleo, com cenas diversas.
A capela-mor, com um nicho central para um grande crucifixo e nichos laterais para São Cosme e São Damião, foi entalhada por Antônio Martins Santiago em 1698. Em 1724, as obras foram concluídas, e a riqueza ornamental, com sua talha dourada e preciosas pinturas, em muito superava àquela presente na igreja do convento.[1]
Ao longo das paredes laterais existe uma série de painéis de azulejos, altares menores com importante estatuária, dos quais se destacam o de Santa Isabel, o do Cristo atado à coluna, e o do Senhor dos Passos (com uma imagem de roca em tamanho natural com incrustações de rubis), e dezenas de painéis pintados representando santos e personificações das virtudes da Fé, Esperança, Caridade e Constância. Tristemente confessamos que nem mesmo o arquivo da Ordem, pacientemente rebuscado, nos pôde adiantar nomes de artistas que houvessem trabalhado nesses maravilhosos quadros. Apenas sabemos que referidas pinturas foram executadas entre os anos de 1699 e 1700 e os painéis do forro entre 1701 e 1702, segundo o livro de RECEITA E DESPESA (Trecho retirado do Livro do Historiador Fernando Pio, Ex-Ministro da Ordem Terceira de São Francisco que escreveu tudo sobre a Capela Dourada com pesquisa feita no acervo da Venerável Ordem Terceira do Glorioso Patriarca São Francisco de Assis do Recife). De 1776 a 1777 sofreu o forro da capela sério reparo, sem prejuízo dos caixotões, amparados por mãos cuidadosas, sendo dignas de maior atenção duas, de grandes dimensões, junto às bancadas, representando a prisão e morte de mártires franciscanos, cujos algozes, curiosamente, tiveram suas faces apagadas e riscadas, em data desconhecida, pela indignação de algum devoto.
Na sacristia existe ainda mobiliário esculpido em jacarandá, datando de 1762, além de uma mesa de mármore e de um lavabo importados de Estremoz.
V. J. G.
Uma obra arquitetônica com muita riqueza de cultura, tivemos em nossa companheira um de com muito conteúdo e respeito.
Ele nos orientou em lugares para refeições, melhores lugares para compra e melhor lugar para deixar o carro, recomendo se possível este guia local Everaldo Fidelis (guia condutor)
L. G.
Local de grande valor histórico, cultural e religioso, a beleza arquitetônica do lugar é impressionante. Uma das mais importantes manifestações do barroco em Pernambuco e no Brasil. Também ao lado encontra-se o convento santo-antônio que possui muitos azulejos, importados de Lisboa.
D. A.
Linda linda,minha filha se formou em enfermagem e fui tirar fotos com turma dela na frente....fotos lindas🥰
A. R.
A Capela da Ordem Terceira de São Francisco foi construida entre 16946 e 1724 em estilo barroco. Possui um dos mais importantes conjuntos de talhas portuguesas no Brasil. Recebe o nome de capela dourada devido ao fato das talhas que revestem seu interior serem cobertas de ouro e faz parte do conjunto Franciscano juntamente com o Museu Franciscano de arte sacra.
Não estava aberto para visitação.
V. S.
Excelente lugar para se visitar, a capela dourada é linda e pra quem vai ao Recife é indispensável para se visitar.
Aproveite para visitar a capela enquanto a prefeitura está com um projeto onde estagiários estão em algumas igrejas da cidade, pois eles são muito bem informados e acabam dando uma aula de historia.
F.
Ao entrar na capela sua boca vai abrir da beleza que é este lugar. Com 130 quilos de ouro, a capela vou toda adornada. Capela da Terceira Ordem franciscana, no estilo barroco. Erguida em 1696, é considerada uma das capelas mais antigas do Brasil. Nela era dividida com as franciscanas de ordem segubda. Do outro lado da capela, onde ficam os Franciscanos, de ordem primeira, as paredes do lugar de reclusão, em cerâmica portuguesa, retrata várias histórias de Gênesis. Lindo! Vale a pena ir. O custo da entrada é de R$8,00
C. R.
Linda, é a segunda vez que venho para Recife e não deixei de visitar esse lindo lugar, linda igreja toda folheada a ouro
A. s.
A Capela Dourada, também chamada de Capela dos Noviços, é uma capela da Ordem Franciscana localizada na cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco, Brasil, dentro do complexo de edifícios do Convento e Igreja de Santo Antônio, que inclui a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o Museu Franciscano de Arte Sacra.
D. M.
Ótimo espaço para se observar o barroco pernambucano e um pouco da história do recife.
C. B.
O lugar é incrível está em boas condições apesar do tempo, havia um guia que nos passou grande quantidade de informações.
v. l.
Apaixonada por essa igreja. Perfeita! Histórica do século XVII e barroco , com muito dourado e ouro.
L. P.
A capela dourada é magnífica , com uma taxa de entrada a ser pago para visitação recomendo o passeio apesar disso
T. F.
Muito ouro !!!
P. A. M. D.
Os réplicas dos Santos poderiam ser mais bem acabadas
L. C. J.
Local lindo pra se visitar, os funcionários que fazem o tour são muito atenciosos e simpáticos.
R. A. R. J.
Histórico. Não pode deixar de ser visitado.
J. E.
Deslumbrante a capela, é um ponto turístico marcante para Católicos e amantes de arte barroca.
j. p. s. f.
Lindo e emocionante!
Uma jóia rara da arte barroca!
J. S.
Lugar lindo!
c. t.
Vale a pena visitar.
A. D. F.
Uma maravilhosa demonstração da fé católica desse povo. Monumento preservado em todo o sei conjunto.
M. A. R.
É belíssima e encontra-se dentro do Complexo Religioso do Convento de Santo Antônio. Porém devido a pandemia não está aberta a visitação
V. G.
E um lugar mágico lindo que lhe deixa uma paz enorme vc sai de lá renovado
d. c.
Estava fechada e não poder visitar por dentro. Mas é uma contrução incrível!
R. L.
Fechado devido a pandemia. Nem adianta tentar visitar o local e continua sem previsão de abertura.
M. S.
É aberta á visitação. Você paga um valor simbólico e pode conhecer o interior da capela. É linda.
F. M. S.
Não deixem de visitar a capela dourada na rua do imperador em Recife-PE. Lugar místico e de uma sutileza artística inigualável.
M. B. T.
A Capela dourada é mágica, linda!
V. P.
Imperdivel. Cobra ingresso pra visitação dela e do Museu anexo.
T. G.
Aula de campo com os alunos Ceamo de Mossoró RN
J. d. f. D.
Nossa Veneza brasileira Recife antigo
M. E. C.
Bela capela. Vale a pena visitar...
J. E.
Inacreditável! Lugar surpreendente!!
A. T.
Lindíssima!
D. S.
Muito espetacular, muito bonito.
M. H.
Bem receptivos os funcionários. A capela é toda linda com um diferencial nas pinturas, azulejos, painéis, imagens e obras de talhas com detalhes arrojadíssimos de brilhar os olhos aos amantes de História, Liturgias e de Patrimônios Históricos. Um passeio que vale a pena ser feito e conhecido . Recomendo
A. A.
Não pude ter acesso ao interior da igreja, por estar no período de carnaval. Mas é um lugar muito lindo para visitar e observar o quanto a arquitetura evoluiu através do tempo.
T. M. A.
Uma das mais belas Igrejas visitadas em Recife. Possui uma bela arquitetura Barroca e só pode ser acessada pela visita guiada com o pessoal do Museu porém, é um dos passeios que valem qualquer esforço. Os guias são prestativos e exploram cada detalhe da construção informando sobre as questões históricas envolvidas.
L. S. M.
Não deixem de visitar, uma arquitetura impressionante, detalhes incríveis e muito bem preservados (na medida do possível, quem visitar vai entender rsrsrs) o local e muito bem apresentado pela Guia, infelizmente não gravei o nome, peço desculpas! mais uma verdadeira aula de história. Muito bom, recomendo.
P. B.
Lugar lindo, com uma riqueza histórica incrível. Vale a pena visitar.
I. A.
Dos melhores tours que recebi na cidade. Nosso guia Aurélio, franciscano da terceira ordem, nos recebeu com a melhor das disposições. Excelentes informações sobre a capela e sobre o período histórico e curiosidades gerais.
Muito conservada.
Valor simbólico de R$ 8,00 que acho que deve ser cobrado, sim. A gente tem que valorizar e apoiar o patrimônio nacional!
Vale muito a visita!!
J. S.
Achei perfeita a capela dourada. Só achei que acaba um pouco a beleza, causando constrangimento e piedade...Aquelas pessoas desabrigadas na porta da igreja e da capela de São Francisco. Pedir o pessoal da prefeitura para abrigar os moradores de rua que vivem ali... Montar barraquinhas vendendo tercinhos ,santinhos etc..
S. P. P.
Muito lindo!! Bastante histórico que não conhece vá fazer uma visita e a historia de Pernambuco a a moça que me atendeu Olivia muito atenciosa.
L. F.
Muito bom!
A. L.
Uma das igrejas mais lindas do Brasil!
V. S.
Lugar histórico no coração do Recife
S. M.
Linda e aconchegante. Mas a ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO É UMA VERGONHA !!!!!!! TEM OBRIGAÇÃO DE CUIDAR E ZELAR PELAS INSTALAÇÕES DA IGREJA.
S. A.
Lindo lugar
C. N.
Lugar lindo com um patrimônio histórico muito bem preservado, a entrada é cobrada 8 reais por pessoa e não aceita cartões, recomendo a todos que estão passando por Recife para visitar esta igreja mais uma obra prima da ordem Franciscana
K. Q.
Ótimo lugar para quem tem interesse em estudar mais sobre o Barroco. A igreja é toda ornamentada de ouro e muito importante para o contexto histórico de Pernambuco.
J. P.
A Capela Dourada tem muita história pra contar, mas está muito abandonada. Tivemos a sensação de que falta zelo pela história do lugar, pois haviam quadros, pinturas em azulejos mas sem nenhuma explicação do que é ou nenhuma opção de visita guiada. Uma pena que esse tipo de cultura ainda seja tão desvalorizada no Brasil.
N. N.
Ao contrário, do que informam comentários recentes a respeito do espaço, este possui visitação guiada SIM e sua manutenção pode tão somente ser feita pelo IPHAN.
Muitos se confundem, pois há a igreja de santo Antônio, ao lado, que não possui visita com guiada e desta pode-se visualizar a capela dourada. A igreja de santo Antônio cobra R$ 2,00 de entrada.
A capela possui uma entrada discreta ao lado do muro do convento e em todos os horários existem guias que podem prestar auxílio. Aqui a taxa de visitação é de R$8,00.
I. C.
Construção linda em estilo barroco, guarda um acervo maravilhoso e reconstrói cenas de rituais católicos importantes. O rapaz que nos acompanhou no tour foi espetacular. Infelizmente não me recordo o nome, mas detalhou cada espaço com conhecimento histórico. Passeio imperdível!
C. L. V.
Eu tive o prazer de visitar esse lugar Rico de tudo principalmente de história, a sorte de conhecer o Franciscano Aurélio que nos enriquece de informações e nos permite sair com um conhecimento ótimo ! Eu recomendo muito!!! Ah é cobrado oito reais por pessoa . O local está aberto diariamente até às dezoito horas. Não percam é incrível!
A. O.
Linda capela, vale a pena a visita
L. L.
Bela Capela, cheia de histórias e com guias jovens e gentis que fazem parte de um projeto muito bom.
R. B.
Linda igreja
A. C.
Eu gostei muito de saber do valor histórico religioso e cultural da capela dourada! Tem que ser preservada e visitada!
I. L.
Linda capela, repleta de históricas, vale pagar a entrada de 8,00 e ter um guia para te explicar tudo.
E. C.
Porque a arte é linda.
J. S.
Lugar onde me encontro com DEUS e linda lugar limpo e onde posso encontrar meu silêncio
a. p.
A Capela Dourada faz parte de um conjunto arquitetônico religioso de grande importância para Recife/PE. Ele contém a Capela Dourada, Ig.de São Francisco, Museu de arte sacra com peças que fizeram parte da Procissão das Cinzas (1740), Ig.Santo Antônio a primeira do bairro de 1606 com seus devidos claustros. As paredes da Capela são cobertas com diversos detalhes do nosso barroco tropical, imagens vindas de Portugal e coberta de quadros com diversos Santos. Além de ser toda dourada.
m.
Tem uma taxa de manutenção a ser paga na entrada que vale super a pena. Interiores belíssimo com a opulência do ouro e exuberância artística expressa nas pinturas e esculturas centenárias da Capela Dourada. Pátio e sala adjacentes são um deleite a parte. Visita para quem gosta de arte e arquitetura sacra.
W. R. d. S.
Incrível. Local interessante para quem gosta de um passeio cultural. Das igrejas de Recife, a capela dourada foia que eu mais gostei
A. D. T.
Visita guiada com um monitor que da todas as informações da história da capela. Está feia por fora, pois é muuito antiga , mas vale a visita.
L. A. A. A.
BELÍSSIMA igreja Pra mim uma das mais Belas do Brasil a arquitetura Barroca de Pernambuco é muito Bela de todos os estados do Nordeste que já visitei em suas igrejas as mais Bonitas são as de Pernambuco não só as igrejas mais as praias e cidade também
A. M. d. A.
Obras riquíssimas de história. Entrada em Jan/2020 R$8,00
J. M.
Lugar esplêndido!!! Só indo para saber o quão surreal é esse lugar!
A. B.
A maior representação Barroca do Brasil, Igreja toda banhada a ouro! Não existe nada igual no Brasil.
I. V.
A capela é um patrimônio arquitetônico brasileiro, pelo menos em sua parte interna está sem dúvida no topo da lista das construções mais belas de Pernambuco com suas paredes folheadas a ouro
I. M. P.
Um lindo museu para se visitar. Um ótimo lugar para conhecer um pouco mais da história da cidade do Recife e de Pernambuco.
g. f.
Um lugar muito bonito as ué transmite Paz
G. G.
Só posso falar pela linda estrutura que fizeram, os detalhes de cada ponto... Cada detalhe na madeira ou pedra... Sem falar a energia da igreja...Pena que demonstra muito de quanto o pobre e o negro eram discriminados. Mas é fantástico o lugar...
V. B.
Linda capela e acervo. Um pouco escondida e os próprios moradores de Recife não conhecem.
M. R.
Para quem é apaixonado pela história do Recife este é o começo! Podem visitar é lindo
M. P.
O entorno é bem perigoso
c. s. a.
Maravilhoso !!
A. L.
O apelido resume bem: Capela Sistina do Nordeste. Porém os painéis necessitam de trabalhos de restauração e conservação.
H. F.
Linda
R. S.
Imperdível a visita.
Belo exemplar religioso.
Não deve ser excluída do roteiro de visitas ao que há de melhor em Recife.
W. A.
Linda capela e ótima recepção, vale a pena fazer uma visita. Um franciscano foi quem nos aprensentou a capela e compartilhou seu conhecimento.
J. D. P. d. S. J.
Uma experiência de fé e devoção ao nosso queridíssimo Santo Antônio. Ele que tão bem nos conduz a Nosso senhor Jesus Cristo.
N. G.
Muito bonito.
D. H.
Foi construída em 1690 em posição perpendicular à igreja do convento franciscano. Coberta em talhas douradas e painéis com pinturas de santos e mártires. Integra o museu franciscano de arte sacra.
Fica próximo ao Palácio do Campo das Princesas e do Teatro Santa Isabel e um pouco mais longe, o Marco Zero. Vale a pena a visita nesses locais.
F. S.
Linda por dentro de mais
D. A.
Muito bonita. Por que não fazem capela assim ainda hoje.
F. F.
Maravilhosa!! Lugar lindo e atendimento diferencjado do Sr Aurélio.
C. C.
Muito linda por dentro, mas muito denegrir a por fora, triste de ver.
Muitas pessoas idosas carente pedindo, muito triste de ver.
A. F.
É um lugar de paz muito lindo vale a pena ser visitado
S. R. L.
Bem guiada a visita. Uma aula de história e arte.
R. C.
Local lindo, o junto de vários igreja juntas e uma arquitetura barroca linda.